segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Home is where the heart is...

     A Pandemia trouxe muitas mudanças. Economicas, sociais, comportamentais, pessoais... Para o Clube, trouxe uma bem importante: O fechamento da sede física. Isso porque eu, Jorge Caffé, me mudei de cidade, indo morar do outro lado da Baia de Guanabara, na cidade de Saquarema. Já o imóvel da sede do Clube teve suas portas fechadas e em breve, passará por uma reforma, para então ser posto a aluguel. 

    Em toda a minha vida de jogador/mestre de RPG, passei por uma dezena de grupos diferentes, e joguei e conduzi as mais diferentes aventuras. A lição mais recorrente, mas que ainda assim eu pareci insistir em esquecer, é que poucos terminos de grupo são planejados. Quando um mestre fecha seus livros, recolhe fichas, dados e miniaturas, todos já parecem ansiosos para a partida da semana que vem. Aquela despedida é apenas temporária. Em uma semana, salvaremos o mundo!

    Mas as vezes, não.

    Não precisa ser nada mórbido, nem trágico. As vezes aquele tchau, aquele "até a semana que vem" pode ser o último de seu grupo. 

    Antes da pandemia, os jogos no clube estavam indo muito bem. Organizávamos eventos tanto na biblioteca municipal de Nova Iguaçu quanto em nossa sede. Até que em um sábado, 14 de março de 2020, tivemos essa despedida casual. Em 17 de março, numa terça feira, o governo do estado do Rio de Janeiro iniciou o distanciamento. Ainda tentamos jogar algumas vezes, mas a coisa toda não funcionou. Pelo menos, não para todos os membros do clube em um mesmo jogo. Enquanto isso a vida pessoal de todos continuava seus próprios rumos. 



    Hoje, não penso no clube como extinto. Penso nele como "espalhado". Em Nova Iguaçu, sua cidade de origem, pelo menos dois grupos com membros do clube continuam em ativa. Aqui em Saquarema, mesmo que estevam apenas dois membros do clube, de alguma forma, gosto de pensar que o espirito está aqui também. 

    Aquele "valeu galera, até semana que vem" do dia 14/03/2020 pode ter marcado a interrupção de muitas campanhas que estavam em andamento no clube. Pode ter marcado o fim daquelas espetaculares tardes de sábado, com muitos jogos, risadas, vozerio e cerveja, sim. 

    Mas não marca o fim do Clube Poliedro. Pois o clube sempre foi sobre s divertir com os amigos, sobre ser nerd e permitir a outros também o ser. Sobre fazer toneladas de fichas, sobre fazer planos para estragar planos do mestre. Sobre mestres roubando nos dados para ensinar lições a jogadores. Sobre jogadores roubando nos dados para ensinar lições a mestres. 



    Sobre amizades que surgem com os dados. E enquanto isso estiver acontecendo, o clube continua forte, esteja quem for, onde for! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário