quinta-feira, 18 de junho de 2009

Jogando na terceira edição...


Mantendo-se na Terceira edição, mas falando da Quarta!
Já que vamos começar mais um blog, nada mais justo do que nos apresentar como somos, intransigentes! Verdadeiros fora-da-lei!! Nós aterrorizávamos no colégio! Então, se falam que não pode fazer, ai é que fazemos mesmo! E a não ser que as coisas tenham mudado e nós ainda não saibamos, quem fala da 4° edição não pode falar da 3°, e vice e versa. E exatamente por isso vamos falar das duas!
Sempre que tivermos tempo...
Mas para começar, vamos falar daqueles que como nós decidiram se manter jogando a terceira edição do D&D, Dungeons & Dragons. Pode chamar do que quiser, Licensa Aberta, True20, Pathfinder, Mutantes e Malfeitores, Buraco, Pedra papel e tesoura... por que, no final das contas, tudo se resume ao bom e velho Dungeons n' fucking Dragons, então deixa de frescura e vamos lá!
Por que agora você se sente meio orfão. Pelo menos aqui no grupo, não tivemos tempo ($$$$) para investir o suficiente em livros 3.5, e agora eles veem dizer “Não serão mais produzidos livros da versão 3.5, e quem fizer 3.5 não pode fazer 4e.” Ou seja, nada da Devir traduzir livros da Wizards!
Ficamos na merda!!
Ou não. Algumas editoras ainda esperam para ver como vai ser a aceitação da 4e edição no Brasil, e outras já anunciam que vão produzir suas próprias versões da V3.5. O Trio Tormenta prepara um novo livro, agora completo com sistema de regras e tudo mais. A RedeRPG também prepara sua própria versão da Licensa Aberta, que provavelmente passará a ser aceita pelos livros da Conclave, visto a ligação entre as duas equipes no C7L. Temos ainda o aguardado Old Dragon, uma versão “old school” do 3.5. (Ainda não aceitei muito bem essa joça de Old school, mas deixa pra outro post...) Além disso, temos o fantástico Reinos de Ferro, que não passaram para a 4e e nem para o Pathfinder, e na velocidade em que os caras lançam livros, é até dificil imaginar como vai ser daqui pra frente...
Mas existem bons materiais disponíveis para a 3.5v na Net. Materiais com a mesma qualidade da Wizards e alguns até mesmo de cenários oficiais da antiga versão do Ad&d. O excelente DarkSun BR não só traduz como produz material para esse que é um dos grandes cenários dos anos 90. Além disso, graças ao trabalho de jó dos caras, você não precisa gastar um centavo com livros da Devir. Afinal, eles traduziram todas as regras do Livro do Jogador em um documento chamado “Manual do Jogador” e o melhor: graças as normas da licensa aberta, não é pirataria!
Em inglês, uma grande pedida é o BirthRight.net. Um dos mais fantásticos e desafiadores cenários de Ad&d, nele você interpreta um lorde, governante ou outro tipo de líder em guerra contra um tal de Gorgon, um diabão maneiro dos cráááássicos que dá o maior gosto de dar um kick in the ass! Ah, e tem também a tal inciativa old school, com uns matusaléns reescrevendo o primeiro D&D graças a OGL (open game License). Até o atual momento, eu ainda não entendi o motivo de reescrever exatamente da mesma um sistema que mudou exatamente por estar ultrapassado...
O Osric e o Basic Fantasy são só alguns exemplos. Ai na net tem uns caras que curtem panela velha, Dercy Gonçalves e Old School que podem falar disso muito melhor do que nós aqui da Poliedro.

2 comentários:

  1. Interessante o sistema pathfinder, as alterações ocorridas com oguerreiro foram muito interessantes, ainda não consegui ler as alterações do feiticeiro que pelo que você disse estão muito foda.
    As perícias foram enxugadas e estão melhores, mas também os pontos de períca minguaram...
    a distribuição de atributos está bem melhor, porém possibilita macetar mais, porém dependendo do nível de sadismo do mestre, fica mt bom.

    ResponderExcluir
  2. Td isso pode mudar, mas enquanto o "Então Malaquias o q vc faz?
    Eu subo a montanha e ataco o goblin!" não mudar, o nosso bom RPG estará a salvo...

    ResponderExcluir